Postagens

Mostrando postagens de agosto, 2021

Hipercentro + Análise Hertzberger

   Apesar de ter entendido os conceitos desenolvidos por Hertzberger enquanto lia o livro Lições de Arquitetura, após a apresentação dos trabalhos tive uma nova interpretação e a variedade de pontos analisados no hipercentro de Belo Horizonte teve um papel importante para exemplificar os conceitos, principalmente no contexto brasileiro. Segue em anexo o arquivo que serviu como base para a apresentação dos principais conceitos discutidos por Hertzberger, como forma convidativa, urdidura e trama, polivalência, flexibilidade e funcionalidade, articulação entre o público e o privado, irregularidades e as gradações de demarcações territoriais.  Link da Apresentação:  PowerPoint    

SketchUp sensitivo: versão final.

 

SketchUp sensitivo: segunda versão.

 

SketchUp sensitivo: primeira versão.

 

Arquitetura como espaço fundante das emoções.

Imagem
             

Deformação dos cubos (Sketchup).

Imagem
 

Perspectiva:

Imagem
EM AULA: DESENHO EXPRESSIVO:  

Vestível Dialógico: Versão Final

Imagem
 

Rua de mão dupla.

    Depois de assistir o documentário "Rua de mão dupla", dirigido por Cao Guimarães, que mostra o espaço como documento de identidade de quem o habita, comecei a reparar meu quarto, espaço que passo a maior parte do meu tempo, e vi que o ambiente falava por si só. Tentei fazer um exercício de me transportar para uma outra realidade e analisar meu quarto, não sei o quanto influenciado eu fui por saber quem vive neste espaço (eu mesmo), mas as pistas que pude observar se cruzavam com algumas características minhas. Somado a isso, o documentário mostra como o espaço é moldado por quem o utiliza e, mesmo sem conher o usuário, um estranho consegue descrever alguns pontos marcantes da personalidade deste usuário do espaço. 

Vestível dialógico: primeira rodada.

Imagem
 

Design: Obstáculo para remoção de obstáculos?, Vilém Flusser

Imagem
    O texto "Design: obstáculo para remoção de obstáculos?", escrito por Vilém Flusser, aborda a necessidade de criar/inventar objetos para superar certos obstáculos. Segundo o autor, o objeto (em grego: problema ) é lançado no meio do caminho e passa a se tornar obstáculo, sendo que para enfrentar tal obstáculo se faz necessário a criação de novos objetos (objeto de uso) que auxiliam nesse processo. Além disso, o texto aponta a importancia dos desenvolvedores de  objetos de uso na progressão dos indivíduos, visto que, para garantir esse progresso, é necessário a criação de objetos cada vez mais úteis e sem perder a noção da demanda criada pela própria sociedade. 

Restrições-Ampliações: Instruções desenhadas:

Imagem
 

Perormance Transmitida:

    Após a aula que teve a participação da Ana e da Larissa ficou mais fácil entender e assimilar o papel do corpo no espaço e o quanto o espaço interfere nas experiências do corpo. No entanto, ao realizar a performance recebida senti que certos espaços determinam diretamente as ações que o corpo faz nele, como o escritório ou espaço de estudo, você utiliza este espaço apenas para este fim, pois o espaço foi criado e pensado para isso, e o ato de executar atividades que são óbvias à aquele espaço se torna comum, e quando você realiza movimentos e faz coisas não óbvias em determinado espaço, a percepção muda competamente. Além disso, nessa mudança de percepção você consegue percerber determinadas coisas que normalmente não seriam notadas na ausencia de atvidades/movimentos não comuns à aquele espaço, por exemplo alguma quina de algum móvel que pode ser perigosa, ou o espaço ser mal iluminado, entre outros elementos.